Audiometria

AUDIOLOGIA

Equipamentos de Audiologia

A Audiologia é uma ciência que estuda a audição e o equilíbrio, bem como seus distúrbios, prevenção e reabilitação.

 A avaliação audiológica básica consiste na realização da audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria. Através dessa avaliação é possível saber se o indivíduo ouve bem e em caso de deficiência auditiva pode-se estimar o grau e o tipo da perda auditiva. Existem outros testes complementares que podem ser realizados, a critério médico, dependendo da idade e do tipo de perda auditiva.

 A perda auditiva pode ser originada por diversos fatores e gera uma deficiência que dificulta a comunicação das pessoas e limita suas atividades diárias. Quando a perda auditiva ocorre ao nascimento ou nos primeiros anos de vida pode comprometer a aquisição da fala e dificultar o processo de desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem, acarretando também dificuldades sociais e emocionais.

O surgimento da deficiência auditiva em idade escolar pode prejudicar o aproveitamento escolar e causar deterioração da fala . Muitas vezes, uma perda auditiva leve acaba passando desapercebido pelos pais e professores mas essa criança terá dificuldades na alfabetização e no aprendizado como um todo.

Na idade adulta e em idosos, a deficiência auditiva pode causar vergonha, frustração, isolamento do convívio social e também dificuldades profissionais.

 A deficiência auditiva será prejudicial em qualquer fase da vida por isso devemos estar sempre atentos. Em caso de suspeita de deficiência auditiva consulte um otorrinolaringologista e realize uma avaliação audiológica. A perda auditiva diagnosticada precocemente possibilita melhor tratamento e melhor reabilitação do indivíduo.

AUDIOMETRIA TONAL

Audiometria

A audiometria tonal é um exame que vai avaliar a audição do indivíduo medindo a menor intensidade que ele percebe o som. É realizado com o paciente dentro de uma cabine acústica utilizando fones de ouvido ou vibrador ósseo para transmissão do estímulo sonoro.

É um exame subjetivo da audição (depende da resposta do paciente) que permite avaliar o grau e o tipo da perda auditiva. Esse teste é o mais utilizado para avaliar a função auditiva, uma vez que é rápido, indolor e não invasivo .

É indicado para indivíduos com queixa de dificuldade de audição, zumbido, incômodo com sons altos e na prevenção em casos de trabalho em ambiente ruidoso.

AUDIOMETRIA VOCAL

A audiometria vocal é um teste que tem como objetivo avaliar a habilidade do paciente perceber e reconhecer os sons da fala. São apresentadas palavras ao paciente através de fones de ouvido e o mesmo deverá repeti-las. Em crianças pequenas o teste também pode ser realizado através da execução de ordens simples ( ex: mostra o nariz, a boca, etc).

Este procedimento permite confirmar os limiares obtidos na Audiometria Tonal e também auxilia na seleção, avaliação e adaptação de próteses auditivas.