Videonasofibrolaringoscopia

VIDEONASOFIBROLARINGOSCOPIA

A Videonasofibrolaringoscopia é um exame diagnóstico no qual se utiliza uma fibra ótica endoscópica flexível de pequeno diâmetro, que é introduzida pela abertura do nariz (fossa nasal) e progride até a garganta (visualizando a faringe e laringe).

Com esta visualização observam-se as estruturas que compõem a cavidade nasal, a faringe e a laringe com seu movimento durante a respiração e a produção da voz.

No nariz observam-se desvios do septo nasal, aumento das conchas nasais (“carnes esponjosas”), sinais de alergia nasal, secreções, sinusites, tumores como polipose nasal, pólipo de Killiam, angiofibroma, câncer.

Indicado para pacientes com queixa de obstrução nasal (entupimento nasal), espirros, prurido, secreções, sangramento nasal, cefaléia, respirador oral, ronco, apnéia do sono.

Na faringe observam-se o tamanho da tonsila faríngea (aumento da adenóide em crianças), o tamanho das tonsilas palatinas (amigdalas), faringite, tamanho da tonsila lingual, câncer.

Aplica-se nesta região uma manobra de esforço respiratório (Manobra de Müller) para se observar o grau de fechamento das paredes da faringe simulando o que ocorre durante o ronco, apnéia do sono.

Laringoscopia

Indicado para pacientes com queixa de ronco, apnéia / hipopnéia do sono (parada respiratória), respirador oral, dor de garganta frequente.

 Na laringe observam-se nas pregas vocais (ou cordas vocais) nódulos (calos), pólipos, edemas, cistos, fendas, tumores, câncer, paralisias, granulomas.

Os nódulos são bastante freqüentes em profissionais da voz como professores, operadores de tele marketing, pregadores, cantores.

O refluxo do ácido do estômago pode chegar até a garganta provocando uma inflamação. A sensação é de bolo parado na garganta, pigarro. No exame encontra-se edema (inchaço) e ou hiperemia (vermelhidão) das estruturas posteriores da laringe.

Indicado para pacientes com queixa de mudança na voz, rouquidão, pigarro, dor de garganta, tosse crônica, refluxo, engasgos e todos os fumantes.

 Este exame pode ser realizado em qualquer idade, bebês, crianças, adultos e idosos, não necessitam de nenhum preparo.