Notícias INOF

Polissonografia Domiciliar (WATCH PAT)

watchpat
A SAHOS (Síndrome da Apnéia / Hipopnéia Obstrutiva do Sono) é uma doença comum, caracterizada por episódios repetitivos de colapso (obstrução) das vias aéreas superiores (completos ou parciais).

Estima-se que acometa 4% dos homens e 2% das mulheres de meia idade.

O repetido colapso das vias aéreas superiores durante o sono produz hipóxia, hipercápnia e despertares frequentes para o reestabelecimento da patência das vias aéreas. As consequências destes fenômenos são: sonolência diurna, diminuição das funções cognitivas, diminuição da memória, queda na qualidade de vida, cefaléias diurnas, aumento dos riscos de acidentes automobilísticos (dormir ao volante) e de acidentes de trabalho. Além disso, a SAHOS está associada com o aumento dos riscos para eventos cardiovasculares e cerebrovasculares, como INFARTOS, AVC’S (DERRAMES), como também a maior risco para desenvolvimento de Diabetes mellitus tipo II .

Por todos estes fatores, um eficiente e rápido diagnóstico, associado ao tratamento precoce da SAHOS, previnem as consequências e sequelas, além de dimimuir os riscos de morte.

Devido ao alto custo e a longa fila de espera para a Polissonografia tradicional (na qual o paciente deve se dirigir ao laboratório de sono e ser monitorado durante toda a noite por um técnico), recentemente foram desenvolvidos dispositivos portáteis, as POLISSONOGRAFIAS DOMICILIARES. Entre elas, uma se destaca em especial: o Watch PAT, que se baseia na tecnologia da Tonometria Arterial Periférica (PAT). Com apenas um probe no dedo indicador, um oxímetro e um actígrago, ele consegue avaliar o IAH (Indice de Apnéias e Hipopnéias), sem necessitar de toda a parafernália e estrutura que uma Polissonografia Tradicional necessita. Possui também um sensor de ronco em decibel e um sensor de posição ao dormir. O melhor é que pode ser feito em casa, com uma breve orientação e fácil manuseio.

O Watch PAT já tem a aprovação do FDA (USA) e ANVISA (BR), para diagnóstico da SAHOS. O paciente retira o aparelho no consultório, após as orientações de seu uso. O preparo e as instruções são simples e realizadas pelo próprio paciente em casa. No dia seguinte, devolve o dispositivo e em poucos dias, já tem o seu laudo do exame.

O Watch PAT já está disponível no INOF para diagnósico de SAHOS.

Aguardamos sua visita.