Reabilitação Vestibular

REABILITAÇÃO VESTIBULAR

 A Reabilitação Vestibular é um programa de tratamento realizado através de exercícios físicos e orientações que tem como objetivo restaurar o equilíbrio corporal do paciente portador de labirintopatia.

 O paciente que apresenta doença do labirinto costuma evitar movimentos da cabeça porque podem desencadear tontura e enjôo. Assim, ele se movimenta menos do que deveria, gerando um atraso na compensação de sua doença pelo Sistema Nervoso Central.

 A Reabilitação Vestibular fornecerá ao paciente exercícios adequados ao seu problema (terapia individualizada) que irão estimular e acelerar estes mecanismos de compensação, propiciando o restabelecimento do equilíbrio de forma mais rápida e ajudando o paciente a retornar as suas atividades diárias.

 É importante saber que no início da Reabilitação Vestibular o paciente poderá sentir tonturas de leve intensidade que tendem a desaparecer com o decorrer do tratamento.

 Atualmente a Reabilitação Vestibular é considerada uma das melhores opções terapêuticas pois ajuda o paciente a restabelecer seu equilíbrio e sua auto-confiança, reduzindo a ansiedade e melhorando seu convívio sócio-profissional.